Atenção! Desconto de 75% no 13º salário dos trabalhadores e aposentados do BD saldado
Olá, trabalhadores! O Postalis aplicou um desconto significativo de 75% na contribuição extra do 13º salário como parte do Plano de Equacionamento do Déficit 2020. Isso foi implementado em 2024 para equilibrar as contas do Plano BD, que tem um déficit de R$ 15 bilhões.
Além desse desconto, haverá também a aplicação do Imposto de Renda (IRPF) para aposentados e participantes.
Lembrando que esse desconto ocorrerá anualmente até que a dívida seja paga. Os trabalhadores estão indignados com essa cobrança por uma dívida que não é nossa. O sindicato se solidariza e sempre buscará de todas as formas garantir os direitos dos trabalhadores.
Segue Nota da FENTECT sobre o Assunto:
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O DESCONTO DO POSTALIS NO 13° DOS TRABALHADORES/AS.
AOS SINDICATOS FILIADOS e TODOS OS TRABALHADORES (AS) ECETISTAS DO BRASIL.
Companheir@s,
A FENTECT vem a público esclarecer as dúvidas e a indignação dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios acerca do desconto feito nos contracheques do 13º dos trabalhadores/as da ativa e inativos participantes do Postalis BD.
Os descontos são provenientes de um plano aprovado em 2021 pelo Conselho Deliberativo do Postalis, visando garantir continuidade do pagamento da complementação das aposentadorias aos assistidos (aposentados e pensionistas), que, segundo o instituto, só teria reservas até o ano de 2025. Então, foi votado pelo COD, (Conselho Deliberativo), um plano de equacionamento de déficit, que entre outras coisas, proporciona descontos de 75% no 13º salário dos ativos e inativos sobre o benefício saldado.
O que causa estranheza é os conselheiros eleitos há época não terem divulgado para categoria tal medida drástica que afetaria, tanto quem já estava aposentado, quanto os trabalhadores/as da ativa, participantes do plano BD.
Os conselheiros eleitos há época, que participaram de forma direta e indireta, foram aqueles apoiados pela FINDECT e ADCAP Nacional, inclusive um deles votou a favor, como consta na Ata da 8ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Postalis (COD)-2021, que é pública (em anexo).
Lamentamos profundamente esta situação e tentamos buscar uma solução para ameniza-la em reunião com todas as entidades representativas da categoria e presidentes do Postalis e da ECT. Porém, foi explicado por eles que a busca de um parcelamento não seria possível, pois implicaria em um novo equacionamento e, também, por não haver tempo hábil para que os órgãos externos aprovassem tal parcelamento.
A verdade é que tal medida penalizou, sobre tudo, quem sequer sabe se vai ter direito a receber a complementação das aposentadorias, pois a situação do BD é muito complicada, A FENTECT orienta os trabalhadores e trabalhadoras que estão no plano BD a não deixar o plano neste momento, uma vez que tal saída representa a perca das reservas matemáticas. A FENTECT está trabalhando para garantir essas reservas em um novo modelo de plano. Em breve divulgaremos maiores informações.
FENTECT NA LUTA, SEMPRE!
Saudações,
Emerson Marcelo G. Marinho
Secretário Geral – FENTECT
Wandre Ferreira do Carmo
Sec. de Assuntos Previdenciários – FENTECT